Notícias

China diz que classificação pelos EUA de manipulador cambial pode causar caos nos mercados financeiros

China diz que classificação pelos EUA de manipulador cambial pode causar caos nos mercados financeiros

Por Yawen Chen e David Stanway

PEQUIM/XANGAI (Reuters) - O banco central da China afirmou nesta terça-feira que a decisão dos Estados Unidos de classificar o país como manipulador cambial vai "prejudicar seriamente a ordem financeira internacional e provocar caos nos mercados financeiros".

A decisão dos EUA de intensificar as tensões cambiais na segunda-feira também irá "impedir a recuperação econômica e do comércio globais", disse o Banco do Povo da China na primeira resposta oficial do país às últimas ações dos EUA na guerra comercial.

A China "não usa e não usará a taxa cambial como uma ferramenta para lidar com as disputas comerciais", disse o banco central em comunicado em seu site.

"A China avisou os Estados Unidos para segurarem as rédeas antes do precipício, e para estarem cientes de seus erros, voltando atrás em sua trajetória errada", completou.

O Departamento do Tesouro dos EUA disse na segunda-feira que determinou pela primeira vez desde 1994 que a China está manipulando sua moeda, levando a disputa comercial para além das tarifas.

A decisão dos EUA foi provocada puramente por motivos políticos para "descarregar sua raiva", disse o Global Times, influente tablóide chinês publicado pelo People's Daily, do Partido Comunista.

A China "não espera mais boa vontade dos Estados Unidos", escreveu no Twitter nesta terça-feira Hu Xijin, editor do jornal.

Fonte: Reuters

 

Voltar